terça-feira, outubro 26, 2004

Sete Pecados Capitais: Introdução


moscas, originalmente uploaded por mythus.


O processo:

Desde que eu abri este espaço, sempre quis fazer essa série de fotos. Com 40 dias de criado, a idéia dos posts ainda fazia parte do meu imaginário e não tinha todos os objetos reais (acho que é por isso que acho mais fácil fazer blog do que flog). Algumas imagens foram tão difíceis quanto caras, numa delas, durante a limpeza do ambiente onde iria fotografar acabei derrubando um spot de iluminação (adeus lâmpada). Nem todas as fotos tem humor, nem todas as fotos são sérias espero que gostem desse trabalho ultra-artesanal e nada técnico. Não tenho nenhuma pretensão de me transformar num artista. Aqui é só diversão/hobby.


O assunto:

Segundo a doutrina católica, existem sete pecados capitais. Todos os demais são passíveis de redenção no purgatório, contudo, aquele que pecar com Avareza, Gula, Luxúria, Inveja, Ira, Soberba e Preguiça, merecem o Inferno. Diferente da doutrina evangélica, que prega que todos os pecados são iguais (mentira e homicídio são pecados que recebem a mesma pena capital) e diferem apenas nas conseqüências terrenas/sociais. Romanos 6:23 diz: "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." colocando o pecado, seja qual for, no mesmo patamar.


O motivo:

"Se foi tão trabalhoso, se foi tão difícil, se foi tão caro, se todos os pecados são iguais, então por quê esses posts?" É uma pergunta que eu me faço e só consigo encontrar uma resposta: Pelo desafio (e convenhamos, um desafio que demorou apenas 40 dias para ser cumprido, não foi um desafio tão grande assim).


A fotografia de abertura:

Animais não pecam. A definição mais simplista que encontrei sobre pecado é "tudo aquilo que o homem faz que desagrada a Deus" é sobretudo algo consciente e não habita apenas o mundo material, na verdade, nasce no pensamento. Só quem pensa é capaz de pecar.

Obs.: Elas morreram após a foto, num terrível acidente com um pano de chão. Mesmo mortas, não se desligaram uma da outra...

0 comentários: